terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Resenha: Cidade dos Ossos (Os Instrumentos Mortais #1)


Cidade dos Ossos (Os Instrumentos Mortais #1)

 Título: Cidade dos Ossos (Os Instrumentos Mortais #1)
Autora: Cassandra Clare
Número de Páginas: 462
Editora: Galera Record
Nota de 1 a 5: 5

Sinopse editada:
  O primeiro “encontro” de Clary e Jace não poderia ter sido... pior.
  Clary Fray, 15 anos, decide passar a noite em uma boate da moda em Nova York, e o maior de seus problemas provavelmente seria lidar com o truculento segurança da porta, certo? Errado. Clary testemunha um crime, e não um crime qualquer: um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por enigmáticas tatuagens, brandindo armas esquisitas. Para completar, o corpo da vítima desaparece no ar.
  Clary quer ligar para a polícia. Mas como provar que houve um crime se não há rastro algum do sangue do garoto morto – aliás, era mesmo um menino? Além disso, ninguém além dela consegue enxergar os assassinos. Eles se apresentam para a estranha mundana que não deveria vê-los, mas vê. Jace, Alec e Isabelle são Caçadores de Sombras, guerreiros cuja missão é proteger o mundo que conhecemos de demônios e outras criaturas. Vampiros que saem da linha, lobisomens descontrolados, monstros cheios de veneno? É por aí mesmo. E depois desse primeiro contato com o Mundo de Sombras, e com Jace – um Caçador que tem a aparência de um anjo, mas a língua tão afiada quanto a de Lúcifer -, a vida de Clary nunca mais será a mesma.
  Em 24 horas, Clary se vê envolvida por esse Mundo de Sombras: a mãe dela desaparece e a própria garota é atacada por um demônio. Aparentemente, ela não tem a quem recorrer além de Jace. Mas por que um demônio estaria interessado em uma mundana como Clary? E como de uma hora para outra ela tem o dom da Visão e percebe esse novo mundo? Todos, inclusive ela, querem saber...
  Sombrio, engraçado e sexy, Cidade dos Ossos é o primeiro volume da série Os Instrumentos Mortais.
  Cidade dos Ossos faz parte de uma longa série (o que a princípio era para ser uma trilogia, passou a ser uma… bem, uma saga composta por 6 livros), portanto se você pensa que alguma coisa será resolvida logo neste primeiro volume, você está muito equivocado. Assim que somos introduzidos no universo criado por Cassandra, somos automaticamente apresentados também aos problemas que envolvem o mesmo. Mas isso não é empecilho algum.
  Pode-se dizer que no quesito criatividade, a autora tem de sobra, pois ela conseguiu juntar praticamente todos os seres numa obra só. Nesta série há de tudo, de tudo mesmo. Tem vampiro, tem lobisomem, tem fada, tem feiticeiro, tem demônio, e tem criatura que nem sei se dá pra falar que já existe ou veio diretamente da cabeça de Cassandra.
  Este livro, como já foi dito logo no início, serve mais para nos apresentar a série em si do que nos apresentar soluções. Entretanto, há um “final” no livro. Não é o tipo do livro em que a última cena se parece com um episódio cujo capítulo foi cortado. E, por incrível que pareça, tudo se encaixa perfeitamente no final. Os assuntos não ficam muito pendentes, isolados. Quando você lê a última página, você entende a conexão de todos os problemas. E isso é um alívio.
  A respeito da história em si... não há muito o que se possa dizer nesta resenha pois de certa forma perderia a graça. As sinopses do livro em si já dizem o suficiente (a sinopse apresentada acima foi uma junção das sinopses do verso e o da “orelha” do livro).
  Se alguém quer uma recomendação do tipo: vale a pena ou não? A resposta é: vale 100%, sem dúvida. Não tem como desagradar a público algum. O livro é uma mistura só, portanto é difícil alguém não gostar de nenhuma parte que seja. Apesar da quantidade de páginas, a leitura flui muito rápida. É um livro cheio de ação e aventura, com uma pitada de romance.
  E para quem ainda não sabe, a série será adaptada para o cinema. Já tendo confirmado dois atores: Lily Collins, no papel de Clarissa Fray, e Jamie Campbell Bower, no papel de Jace Wayland.

Por: Milla Pechta

2 comentários:

  1. Que máximo saber que, apesar de ser uma série, o primeiro livro tem um final!!!! Sabe que essa é uma das coisas que mais me deixa frustrada com alguns livros de série?! Eu detesto quando o livro termina como o fim de um capítulo...
    Você não é a primeira a super recomendar essa série!!! Eu até já me sinto meio allien só porque ainda não a li >< aahhahaa
    Mas vou remediar isso em breve \o/ (ou assim eu espero!)

    Beijos,
    Nanie - Nanie's World

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Nanie! Ri alto agora: "Eu até já me sinto meio allien só porque ainda não a li" kkkkkk
      Eu me sentia assim com Jogos Vorazes. Todo mundo lendo o terceiro livro, e eu ainda nem tinha lido o primeiro. Mas, nestas férias, finalmente consegui ler!
      A série é ótima, e a maneira da Cassandra de escrever é simplesmente perfeita!
      Beijos e agradeço o comentário ;)

      Excluir