sábado, 28 de janeiro de 2012

Castelo RÁ-TIM-BUM!

     Hoje o post veio meio tarde... tava sem criatividade, e sem saber sobre o que postar. Então, de repente resolvi falar sobre um programa que marcou a infancia de muitos que tem menos de 23 anos... CASTELO - RÁ-TIM-BUM! Quem não se lembra do Nino, do Pedro, da Biba e do Zequinha?

   Então pra relembrar, vamos lá! Castelo RÁ-TIM-BUM é um programa infantil, que foi exibido (e ainda é, porém com menor frequência) pela TV CULTURA, e teve uma das maiores audiencias de toda a história da emissora. Repleto de quadros educativos, o CASTELO  RÁ-TIM-BUM começou a ser gravado em 1994, e teve seu fim em 1997. Ambientado em um castelo com seres estranhos, o protagonista é o Nino, um aprendiz de feiticeiro de 300 anos. Ele é sobrinho de Morgana, 6000 anos e Doutor Vitor, 3000 mil
anos. Seus melhores amigos são Biba, Pedro e Zequinha, e juntos eles vivem aventuras, ciladas e fazem novas amizades...
   E como não podia faltar...
   O programa teve tanto sucesso que um filme foi gravado com o mesmo titulo, e gibis e livros foram escritos e produzidos com o mesmo tema. Segue abaixo os livros!

O Album do Nino
   Realizada pela Rede Cultura com apoio do SESI (Serviço Social da Indústria) e da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), a série de TV Castelo Rá-Ti-Bum assinalou uma nova era na programação infantil brasileira, colecionando prêmios no exterior e conquistando uma merecida audiência de adultos e crianças em nosso país. Os mesmos criadores do programa de televisão - Cao Hamburger e Flavio de Souza - e mais a roteirista Anna Muylaert se reuniram para bolar a Coleção Castelo Rá-Tim-Bum, série publicada em parceria entre a Rede Cultura e a Companhia das Letrinhas, narrando as aventuras ao mesmo tempo divertidas e instrutivas dos vários personagens da turma do Castelo. O primeiro livro da série é O Álbum do Nino. Escrito por Flavio de Souza, nele o leitor é apresentado à excêntrica família de Antonio Stradivarius II, o Nino. Misturando o humor dos quadrinhos, a magia dos contos de fada e o mistério das novelas policiais, este volume conta a chegada de sua família ao Brasil em 1502, os seus vários aniversários, seu encontro com Papai Noel no Natal de 1899 (quando Nino tinha 207 anos) e o Teste Magistral pelo qual Nino teve que passar antes de ganhar a medalha de Aprendiz de Feiticeiro, além de muitas outras coisas.


Diário de Bordo de Etevaldo
   O Diário de Bordo do Etevaldo, escrito por Anna Muylaert, é o segundo volume da Coleção Castelo Rá-Tim-Bum. Nele o leitor vai se familiarizar com o planeta Zeta 7, do extraterrestre Etevaldo, e logo depois conhecer todas as aventuras que ele teve que enfrentar até chegar à Terra e encontrar os seus amigos do Castelo. Uma história legal, dessas que só acontece com o pessoal do Rá-Tim-Bum. Ilustrados pela dupla Girotto e Fernandes, que conseguiu manter no papel o mesmo corte rápido, o mesmo ritmo ágil e criativo do programa, os livros da Coleção Castelo Rá-Tim-Bum são um desdobramento de uma das experiências mais bem-sucedidas da nossa televisão, lidando com um imaginário que é, ao mesmo tempo, brasileiro e universal. 

Para ver a coleção inteira, clique aqui.

Por: Guilherme Agustini

7 comentários:

  1. O album de Nino parece ser legal,adoraria ler :)

    ResponderExcluir
  2. Não sabia que tinha livros...parecem ser legais, vou procurar pra ler .-.

    Bjs, Fran

    ResponderExcluir
  3. Que saudade de Castelo-Rá-Tim-Bum *-*
    Também não sabia que tinha os livros, queria ler tbm... rs

    ResponderExcluir
  4. Eu não sou do tempo de Castelo Rá Tim Bum.
    E nem sabia que tinha livros :O
    Tô surpreso. rs

    ResponderExcluir
  5. Nossa eu adora Castelo Rá Tim Bum quando era criança, O álbum do Nino eu já conhecia porque meu irmão pegou para ler na biblioteca o outro e não sabia que tinha *-*

    ResponderExcluir
  6. Acho que eu fui a única que não acompanhei!! kkkkkkkkkk lembro de ter assistido poucas vezes depois de grande...

    ResponderExcluir
  7. Ah meus tempos de criança assistindo castelo...era tão legal! Pena que a gente cresce =/

    ResponderExcluir