terça-feira, 15 de maio de 2012

Entrevista com o autor Christian David



Bom Dia pessoal,
Segue abaixo uma entrevista que fizemos com Christian David, autor do livro O Rei e oCamaleão.

1. Como foi o inicio da sua carreira? Quais foram suas influências literárias?
Comecei meio que escrevendo sem grandes pretensões, me auto impus o desafio de escrever uma história até o fim, acabei escrevendo duas. Incentivado por uma amiga participei de um concurso aqui em Porto Alegre e ganhei o financiamento para o livro (O Rei e o Camaleão). Daí tomei gosto pela coisa e resolvi levar a sério.
Acredito que o que escrevo é fruto da leitura de muito gibis de super-heróis, muita FC, e muitas séries enlatadas dos anos 80.
2. Quando esta escrevendo costuma ouvir musica? Se sim, que estilo?
Não tenho uma rotina de escrita. Escrevo quando dá, mas geralmente não escuto música durante o processo.
3. Quanto tempo levou para escrever O Rei e o Camaleão? Como surgiram os personagens?
Demorou em torno de um ano o processo de criação do texto. Os personagens são um mix dos meus heróis literários e televisivos. Pretendi, na verdade, fazer um texto de transição para os que ainda não se apegaram à leitura, mas que já estão acostumados com as linguagens das séries, do RPG, do videogame e do cinema. Minha idéia era capturar  atenção do leitor iniciante e deixá-lo à vontade com a linguagem literária.
4. Fale um pouco sobre o seu outro livro, “Mão Dupla”;
Surgiu da experiência que tive em uma Fundação do governo chamada FADERS, que atende pessoas portadores de deficiências. Escrevi um pouco mais rápido do que estou acostumado, principalmente porque a história já estava borbulhando há anos na minha cabeça. Felizmente uma boa editora aqui de POA (Artes & Oficios), através da Elaine Maritza, apostou no texto e ele acabou compondo o Catálogo de Bolonha de 2009.
5. Você faz parte de varias antologias. Você tem mais facilidade de escrever contos ou histórias mais longas?
Depende de qual linguagem quero usar para a idéia que estou trabalhando. Novelas ou romances requerem mais fôlego, mas permitem fazer uma trama mais elaborada. Contos são divertidos de escrever, requerem a habilidade de ser sucinto e eficiente na colocação das palavras, sem grandes floreios, pelo menos no tipo de narrativa que eu construo é assim.
6. Esta escrevendo algum livro para este ano?
Tenho dois livros infantis que serão lançados esse ano, Sangue de Barata, pela Paulinas, e A menina que sonhava com os pés, pela Editora Biruta/Gaivota, além disso a possibilidade de um livro de contos fantásticos está bem encaminhada, e um outro juvenil fantástico chamado "O Centauro Guardião" dever sair até o início do ano que vem. Participo também de uma ou duas antologias além das duas em que já participei esse ano. E tenho vários outros textos aguardando editora e dois nos quais estou trabalhando.
7. Deixe um recado para os leitores.
Deem uma chance para os autores nacionais, muitas coisas boas estão sendo produzidas no nosso pais e vale a pena prestar atenção na produção literária nacional.

Jogo rápido:
Um livro: O Jogo do Exterminador
Um filme: Matrix
Um autor: Orson Scott Card
Uma autora: Marion Zimmer Bradley
Uma musica: Bohemiam Rapsody
Um sonho: Ter mais tempo para me dedicar para a escrita, além do sonho de toda miss, Paz no Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário