terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Resenha: A Maldição do Lobisomem (13 To Life #1



A Maldição do Lobisomem (13 To Life #1)


Título: A Maldição do Lobisomem
Autora: Shannon Delany
Número de Páginas: 336
Editora: Universo dos Livros
Nota de 1 a 5: 4

  Jéssica é uma garota determinada e independente. Pietr Rusakova é o garoto que acaba de se matricular na mesma escola em que Jess estuda. E adivinha quem fica responsável em mostrar a escola ao novo estudante? Sim, a própria Jess.
  De início Pietr não se mostra interessado em nada, nada mesmo. Mas aos poucos ele começa a se soltar e os interesses aparecem, principalmente por alguém em especial... Enquanto ele parece um tanto “frio”, seu olhar é profundo e chega até a incomodar. E esse olhar acaba conquistando Jess.
  Mas a história não se baseia somente no romance (que custa a surgir) entre os dois. Na mesma época em que os Rusakova chegam à cidade, a pequena Junction, acontecimentos estranhos ocorrem no rancho da família de Jess.
  E é nesse mistério todo que a trama se desenvolve, sem contar com os problemas pessoais pelos quais Jéssica está passando, o seu demasiado cuidado em fazer com que uma amiga sua em particular esteja sempre feliz, e seu interesse com os acidentes ocorridos num passado recente que aconteceram numa cidade vizinha.
  O livro até poderia levar uma nota 5, se não fossem pelos personagens secundários. A autora deixou a desejar, e muito, na estruturação e no desenvolvimento dos mesmos. Teve gente que apareceu no começo e depois sumiu sem deixar vestígios, gente que apareceu bem no comecinho e depois ressurgiu no final (sem muitas explicações), e outros que duraram bastante tempo, mas que depois (naquele momento em que se espera aparecer novamente para ter um fim no enredo e/ou mostrar sua importância) acaba não aparecendo e a história termina assim mesmo, sem dar explicações. Hipóteses: ou a autora se perdeu com a trama quando passou a focalizar demais os protagonistas, ou esta decisão foi proposital, de maneira que tudo seja compreendido nos próximos volumes que compõem a série. Se a segunda alternativa for a verdadeira, não se justifica ainda a maneira como ela trabalhou os “coadjuvantes”. Foi muito frustrante esta parte, e é por isso que acabou perdendo nota na avaliação geral da obra.
  Antes de finalizar, há algo que deve ser compartilhado: a capa original é muito melhor (ela é meio azulada, com a “Jess” à frente e o olhar de Pietr, sua “marca registrada”, ao fundo). Não tem sentido aquela cidade na capa nacional, pois pelo que se pôde notar, Junction (onde se passa a história) é um "ovo" e certamente não há construções daquele tamanho.
  Ah, outra coisa: o título aqui no Brasil também não faz tanto sentido assim (o título original é: “13 to Life”). Não posso explicar, pois tiraria a graça e até seria um pequeno spoiler, mas quem já leu ou vai ler, entenderá o que eu disse.
  Só posso dizer que, em meio a tantos romances-YA-sobrenaturais, “A Maldição do Lobisomem” supera muitas séries desse gênero. Pode parecer clichê uma história que envolva lobisomens, mas esta não é. Só lendo para entender.

Por: Milla Pechta

2 comentários:

  1. milla!!!! li sua resenha é demais da até vontade de ler esse tipo de livro que me assusta um pouquinho... a partir da sua resenha da para se ter uma noção da história e vc mostra um lado interessante e fatos que devem ser observados.
    parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Milla, adorei a resenha! Fico muito feliz de saber que esse livro supera muitas séries desse gênero - estou um pouco cansada do mais do mesmo que é tão frequente em romances YA. Acho que vou curtir bastante essa história =)

    ResponderExcluir